
Tendo como ponto de partida a educação dos seres humanos, torna-se importante formular algumas questões, cujas respostas nos ajudarão a saber um pouco mais sobre o nosso próprio desenvolvimento.
São elas:
1. Que factores mais influenciam o desenvolvimento humano - a hereditariedade (factores inatos) ou a interacção com o meio ambiente (factores adquiridos)?
2. O desenvolvimento humano é um processo caracterizado pela continuidade (mudanças quantitativas) ou pela descontinuidade (mudanças qualitativas)?
3. O processo de desenvolvimento nos seres humanos caracteriza-se mais por factores internos (ligados à sua biologia, pensamentos e emoções) ou a factores externos (como a socialização ou a cultura)?
4. O desenvolvimento humano pode ser considerado um processo estável ou, pelo contrário, um processo em constante mudança?
5. O desenvolvimento humano contribui para a educação da mesma forma que a educação contribui para o desenvolvimento humano?
Penso que em qualquer umas das perguntas enunciadas, as duas hipóteses nelas referidas são possíveis, melhor, interrelacionam-se. É difícil quantificar exactamente em que medida se relacionam, mas sendo o desenvolvimento humano um processo dinâmico e construtivista depende tanto de factores inatos como adquiridos, de factores internos e externos, umas vezes mais contínuo outras mais descontínuo, umas vezes mais estável outras mais propício à mudança, e que contribui para a educação de tal forma que sem o seu contributo a educação não era realizável da mesma forma que sem a educação o ser humano também não se realizaria...
Bibliografia:
Teorias Implícitas Sobre o Desenvolvimento: Tema 1. (2009). Universidade Aberta
São elas:
1. Que factores mais influenciam o desenvolvimento humano - a hereditariedade (factores inatos) ou a interacção com o meio ambiente (factores adquiridos)?
2. O desenvolvimento humano é um processo caracterizado pela continuidade (mudanças quantitativas) ou pela descontinuidade (mudanças qualitativas)?
3. O processo de desenvolvimento nos seres humanos caracteriza-se mais por factores internos (ligados à sua biologia, pensamentos e emoções) ou a factores externos (como a socialização ou a cultura)?
4. O desenvolvimento humano pode ser considerado um processo estável ou, pelo contrário, um processo em constante mudança?
5. O desenvolvimento humano contribui para a educação da mesma forma que a educação contribui para o desenvolvimento humano?
Penso que em qualquer umas das perguntas enunciadas, as duas hipóteses nelas referidas são possíveis, melhor, interrelacionam-se. É difícil quantificar exactamente em que medida se relacionam, mas sendo o desenvolvimento humano um processo dinâmico e construtivista depende tanto de factores inatos como adquiridos, de factores internos e externos, umas vezes mais contínuo outras mais descontínuo, umas vezes mais estável outras mais propício à mudança, e que contribui para a educação de tal forma que sem o seu contributo a educação não era realizável da mesma forma que sem a educação o ser humano também não se realizaria...
Bibliografia:
Teorias Implícitas Sobre o Desenvolvimento: Tema 1. (2009). Universidade Aberta
Concordo com o seu comentário às 5 perguntas.
ResponderEliminarO desenvolvimento é um processo tão complexo que abrange todos os lados, intervenientes, situações, meios, etc.