domingo, 29 de março de 2009

A Psicologia do Desenvolvimento e a Educação ao Longo da Vida


De que forma se relacionam a Psicologia do Desenvolvimento e a Educação ao longo da Vida?

A Psicologia do Desenvolvimento estuda a génese e as mudanças psicológicas que ocorrem ao longo da vida dos seres humanos. Quando a Psicologia do Desenvolvimento tenta compreender como funciona o processo de mudança, o comportamento e os processos mentais que ocorrem ao longo de toda a vida do ser humano, verifica que todos estes factores são o que compõem o desenvolvimento humano. Este é um processo contínuo de mudanças ao nível psicológico que está dotado de uma grande plasticidade e flexibilidade.

Ora, a Educação ao longo da vida não é mais do que um processo de construção contínua do ser humano em termos de aprendizagens no que respeita à tomada de consciência de si próprio, do outro e do mundo que o rodeia e que tem «vantagens em matéria de flexibilidade, diversidade e acessibilidade, no tempo e no espaço.» (Delors, 1996:18) Esta é uma aposta em termos de aprendizagem pessoal e profissional capaz de fazer face a um mundo em constante transformação. Isto é, o ser humano sofre mudanças a nível interno, mas o seu comportamento e o seu desenvolvimento estão também sujeitos às mudanças exteriores do meio ambiente. A Educação ao longo da vida vem propor uma adaptação constante do homem às exigências do nosso mundo.

A compreensão do ser humano passa pela relação consigo próprio, pela relação com os outros e com o mundo. Este é o objecto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento e é o objectivo proposto pela Educação ao longo da vida de forma a facilitar a compreensão do mundo através das relações que ligam o ser humano ao meio ambiente, baseando-se na compreensão de si próprio e dos outros, no respeito pela diversidade que a todos nos caracteriza. A Educação ao longo da vida faculta também a possibilidade de um desenvolvimento harmonioso e contínuo dos seres humanos. Este conceito assenta nos quatro pilares da educação:


1. Aprender a conhecer;

2. Aprender a fazer;

3. Aprender a viver com os outros;

4. aprender a ser.


Aprender a conhecer: É dotar os indivíduos da capacidade de aprender e de conhecer o nosso mundo para que possam viver dignamente, aumentar os seus conhecimentos, desenvolver o sentido crítico e a autonomia. É impossível uma pessoa conseguir conhecer tudo o que há para conhecer porque o conhecimento é um processo que nunca termina, está sempre em construção, em desenvolvimento, para além de que ajuda a melhorar o pensamento, a atenção e a memória.

Aprender a fazer: Este conceito está intimamente ligado com o conceito anterior, sendo que este está mais relacionado com a teoria posta em prática, com o pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Aprender a fazer aparece mais ligado à questão da formação profissional.

Aprender a viver juntos: Este será, talvez, o grande paradigma da nossa sociedade e tem como objectivo acabar com qualquer tipo de hostilidade através do conhecimento e da compreensão do outro baseando-se na cooperação. É importante conhecer a diversidade que caracteriza todos os seres humanos. A compreensão de nós próprios passa necessariamente pela descoberta do outro.

Aprender a ser: O objectivo principal desta aprendizagem é o desenvolvimento do ser humano em toda a sua plenitude. «(...)a educação é antes de mais nada uma viagem interior, cujas etapas correspondem às da maturação contínua da personalidade.» (Delors, 1996:101) Aprender a ser é desenvolver continuamente a personalidade, a responsabilidade, a autonomia e a capacidade de discernimento. Todas as aptidões do indivíduo são exploradas ao mesmo tempo que se desenvolvem certas capacidades como a reflexão, a memória, a comunicação, etc.

Estes quatro pilares da educação relacionam-se com o desenvolvimento humano e consequentemente com o objecto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento. As semelhanças de conteúdo das curtas descrições feitas anteriormente acerca da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação ao longo de toda a vida estão, quanto a mim, bem patentes. A relação com o mundo e com os outros, as várias etapas de maturação da personalidade ao longo da vida, o desenvolvimento cognitivo e das capacidades de cada um, o reconhecimento da igualdade de todos e da diversidade de cada um... Os exemplos não se esgotam aqui. A Educação ao longo da vida enquadra-se perfeitamente no objecto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento, no que diz respeito ao desenvolvimento humano em todas as suas vertentes e dimensões.

Bibliografia:

Delors, Jacques. (1996). Educação Um Tesouro a Descobrir- Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. São Paulo: Edições ASA/Cortez

Teorias Implícitas Sobre o Desenvolvimento: Tema 1. (2009). Universidade Aberta.

1 comentário:

  1. Dá para ver que os quatro pilares são mesmo a base da Educação!
    Faz-me lembrar um edificio: parque de estacionamento com vários andares, que se vão subindo, mas sempre com os pilares do piso inferior a aguentar.
    Se esses pilares forem cortados, todos os pisos caem e o edifício desaparece

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