domingo, 24 de outubro de 2010

A Presença do Professor Online

A concepção e a construção de um curso online, das as actividades que o integram e o planeamento da avaliação constituem o primeiro momento para que o professor comece a estabelecer a sua presença de ensino.

Através da negociação de tarefas ou de conteúdos entre professor e alunos, permite satisfazer as necessidades individuais de aprendizagem que caracterizam cada estudante em particular. No entanto, é sempre necessário que o professor motive, oriente e apoie a aprendizagem de forma personalizada. É de uma importância extrema que os alunos se apercebam não só das competências e conhecimentos que o professor detém numa área específica, mas que se apercebam também do seu entusiasmo e da sua motivação pessoal.

Salmon propõe um modelo para o professor online. Este processo inicia-se quando o professor motiva os seus alunos normalmente ajudando a resolver questões técnicas ou sociais e propondo que os alunos falem um pouco sobre si próprios. O processo de socialização deve desenvolver-se através da "construção de pontes entre os ambientes culturais, sociais e de aprendizagem (Salmon, 2000:26 cit. por Anderson, 2004). O professor deverá promover a aprendizagem através da moderação de discussões entre alunos e intervir quando lhe parecer necessário, por exemplo, quando os alunos têm percepções contrárias ao que é esperado. Através do trabalho individual ou colectivo, os alunos constroem o seu conhecimento elaborando artefactos ou projectos que os ajudem nessa tarefa de aprendizagem. Na fase de desenvolvimento, os alunos são autónomos e responsáveis pela sua própria aprendizagem.

O modelo de Salmon é um instrumento útil para ajudar os professores a planificar as actividades e os conteúdos de um curso online. Não é, no entanto, um instrumento inflexível. Este pode, e deve, ser ajustado às necessidades e às competências particulares de cada comunidade virtual de aprendizagem em particular. De outra forma as aprendizagens não fariam grande sentido para os formandos. É sempre necessário adequar as aprendizagens às necessidades e às competências já desenvolvidas pelos alunos para que estas façam sentido no contexto individual de cada um, mas que sejam aplicáveis e façam todo o sentido em todas as dimensões da sociedade (política, económica, social, cultural...) na qual os alunos estão inseridos. Este será, talvez, o primeiro passo a dar para motivar os alunos na construção das suas próprias aprendizagens.

Bibliografia:

Anderson, Terry (2004). Teaching in an Online Context. In Terry Anderson & Fathi Elloumi (Eds.) - Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University, 2004. Disponível em http://cde.athabascau.ca/online_book/ acedido em 25 de Abril de 2010.

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