Uma das principais tarefas do professor online é facilitar o discurso entre todos os membros da comunidade de aprendizagem. Baseado em teorias construtivistas, o discurso é um poderoso meio de efectivação e integração das aprendizagens e de desenvolvimento do pensamento crítico.
O professor deverá ter uma presença constante que permita responder, ajudar, clarificar, enfim, apoiar os estudantes a compreenderem determinados aspectos que poderão suscitar dúvidas. Assim, não só o estudante individual se desenvolve cognitivamente como também se apoia a consolidação da comunidade de aprendizagem como um todo.
A comunidade electrónica de aprendizagem deverá possuir um forte sentimento de segurança e de confiança, sentimentos estes que em grande parte derivam da actuação e da preocupação do professor em ultrapassá-los. Uma forma de reforçar estes sentimentos é o professor criar espaços próprios para que os alunos falem um pouco sobre si próprios.
Acontece muitas vezes em cursos online, que a dependência excessiva dos alunos em relação ao professor, torna a aprendizagem aborrecida e pouco estimulante. Em vez disso, parece ser positivo e criar níveis mais elevados de motivação e de satisfação junto dos estudantes, quando existem nos grupos de discussão alunos moderadores da mesma (Rourke & Anderson, 2002 cit. por Anderson, 2004). Contudo, como os alunos não possuem competências de nível superior para moderar discussões, a intervenção do professor é especialmente útil nas primeiras intervenções.
É preciso não esquecer que a dependência que os formandos mostram ter em muitas situações em relação ao professor advém do facto da formação anterior se ter desenvolvido em contextos tradicionais de aprendizagem, baseados em teorias behavioristas. A adaptação a novos ambientes de aprendizagem, nomeadamente em EaD, apresenta algumas dificuldades em especial no que respeita à utilização das novas tecnologias, mas que uma vez ultrapassadas em nada interferem com as aprendizagens desenvolvidas e com as competências de comunicação necessárias para a construção dessas aprendizagens. Muito pelo contrário! As NTIC podem ser grandes potencializadoras do diálogo e da construção de verdadeiras comunidades de aprendizagens, desde que correctamente utilizadas e exploradas.
Bibliografia:
Anderson, Terry (2004). Teaching in an Online Context. In Terry Anderson & Fathi Elloumi (Eds.) - Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University, 2004. Disponível em http://cde.athabascau.ca/online_book/ acedido em 25 de Abril de 2010.
Olá! já fiz algumas formações em e-learning e gostei muito, o problema é que nem sempre as instituições tem as condições/recursos adequados, muitos formadores são resistentes e caba-se sp por não deixar a plataforma de lado :S
ResponderEliminarhttp://dressedcrisis.blogspot.pt/